Quando
você consumidor se sentir lesado na compra de algum produto ou serviço, é possível
proceder na busca pela reparação fora do âmbito judicial. (Extrajudicialmente).
5 fermentas grátis de proteção ao consumidor e da empresa. |
PROCON ONLINE MG
O
PROCON MG disponibiliza, além do espaço físico, o sistema online para a realização
de reclamação. Em razão do poder legal do PROCON, este é o meio mais eficaz, precisamente,
porém, demanda caracterização do reclamante. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) é responsável pela coordenação da Política Estadual das
Relações de Consumo, dentre outras atribuições legais.
Leia também:
RECLAME AQUI
Esta
é uma empresa privada. É um site brasileiro de reclamações contra empresas
sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Sob o controle da
holding Óbvio Brasil, o site oferece serviços gratuitos, tanto para os
consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a
elas. Foi fundado por um grupo de quatro sócios, dentre eles três administradores
de sistemas e um publicitário e tem ajudado muito no melhor relacionamento entre
consumidores e prestadores.
Você
pode entrar no site, fazer sua reclamação e a empresa, de modo a preservar sua
boa imagem, ou por mera responsabilidade, tentará esclarecer o ocorrido e
claro, tomar as providências necessárias.
Reclame aqui
SAC DA EMPRESA
Normalmente
as próprias empresas disponibilizam o SAC, e a reclamação poderá ser feita na
ouvidoria. Certamente com um tempo razoável entrarão em contato. Aproveite e anote o protocolo e fique atento
se a ligação é gravada. Se não for, faça você mesmo.
AVALIAÇÃO DO GOOGLE.
Ao
procurar por uma empresa no Google Maps (Através do Google Meu Negócio) aparece
a opção para você fazer a avaliação. Te prometo que é de grande valia. Uma
multidão deixa de frequentar determinados locais em razão da péssima
avaliação da empresa no Google.
Diante
da situação, as empresas, principalmente bares, restaurantes e hotéis, buscam
resolver as demandas do consumidor, principalmente por telefone.
Então,
foi mal atendido, serviço ruim, produto errado... Não deixe de dar a notinha
no Google com um bom comentário, assim, além de ajudar o próximo, o mercado agradece.
Empresas ruins não merecem está no mercado. Se a empresa for boa, ela busca resolver suas pendências.
JUIZADO ESPECIAL
Chegar
ao Juizado especial significa que todas as formas amigáveis se exauriram. Ou
talvez não. Muitas empresas preferem resolver suas pendências no juizado por
mera questão de segurança jurídica de seus atos. certamente isso vai depender do caso Envolvido,
mas em regra a conciliação é sempre alcançada. Porém, deixe essa opção para o último caso.
Dados
todos os casos acima, resta a observação seguir. Você como empresa deve focar
nestas ferramentas priorizando qualidade. Você como consumidor precisa ser responsável
e coerente. Lembrando que difamação pode render um processo judicial para reparação cível.